segunda-feira, 9 de maio de 2011

Adolescentes e o Culto a Beleza

Por Sheile Almeida

A preocupação com a beleza está em alta: aumenta o número de adolescentes nas clínicas estéticas.
Limpeza de pele, depilação, manicura, fazer as sobrancelhas, tudo isso passou a ser prioridade entre a nova sociedade de consumo. Cresce cada dia mais o número de adolescentes que sentem a necessidade de estar sempre belos. Preocupados com a beleza e em estar na moda o espelho pode ou não ser o melhor amigo, porque é nesta fase que os adolescentes começam a sofrer com as imperfeições estéticas que afetam várias partes do corpo como: cabelo, pele, formato do corpo.
Geralmente insatisfeitos com a aparência e preocupados com sua imagem os adolescentes de várias faixas etárias e níveis sociais passaram a adotar um novo estilo de vida e renderam se as clinicas de estética sem poupar esforços.
Adolescentes entram na moda

Passar pelas fases de transformações no corpo durante a adolescência não é uma tarefa fácil. Qualquer coisa que esteja fora dos padrões de beleza ditados pela sociedade vira motivo de gozação, exclusão do grupo e pode levar até ao isolamento dentro de casa. Na tentativa de evitar esses inconvenientes, cada vez mais os adolescentes buscam o corpo perfeito nos consultórios de cirurgia plástica.
Segundo no ranking mundial de cirurgias plásticas e referência quando o assunto é profissional especializado, o Brasil realizou, em 2010, 700 mil intervenções, 15% em adolescentes entre 14 e 16 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A cirurgia plástica em adolescentes ainda é muito polêmica, mas fato é que o aumento dessa procura nas clínicas de cirurgia plástica aumentou muito nos últimos anos.

Para Caroline de Almeida e Silva, 17 anos, Freqüentadora de clínicas de estética, os adolescentes estão mais vaidosos por causa da variedade de produtos para aparência. Ela afirma que as propagandas e amostra grátis de produtos tem sido o fator principal de aumento da presença de adolescentes nos salões de beleza. Outro motivo é a auto-estima, Caroline acredita que o cuidado ajuda na confiança, uma cara nova faz a diferença.
Aumenta o número de adolescestes que freqüentam clínicas de estética




Alguns afirmam que freqüentam as clínicas de estética para agradarem os namorados, como no caso Sílvia dos Santos Vianna, 16 anos, que garante ser muito vaidosa, principalmente quando o tema é seu cabelo. “Sou muito preocupada com a combinação das roupas, gel para o cabelo é fundamental, mas não tenho coragem de usar cera quente para depilar as pernas, finalizou”.

Tratamentos

Existe hoje uma variedade muito grande de serviços oferecidos pelas clinicas de estéticas, porém, alguns são básicos e estão disponíveis na maioria dos centros de Estéticas existentes, com o principal objetivo de reabilitação ou melhora estética dos clientes, que passam por avaliações de profissionais habilitados.

Alguns serviços facilmente encontrados:
-Limpeza de pele
-Tratamento de acne
-Hidratação/nutrição facial
-Rejuvenescimento/revitalização facial
-Discromia - tratamento para manchas de pele
-Bronzeamento artificial
-Tratamento contra flacidez muscular
-Tratamento de estrias
-Hidratação/nutrição corporal
-Clareamento de axila e virilha
-Banho de lua/clareamento de pelos
-Depilação
-Drenagem linfática
-Drenagem linfática pré e pós-operatório
-Endermologia – tratamento de celulite
-Massagens anti-stress

O mercado

O Brasil é o terceiro mercado consumidor de produtos de higiene e beleza do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e do Japão. Em 2008, o setor registrou R$ 21,2 bilhões em volume de vendas.
Muitas são as alternativas de serviços prestados, os centros de Estética apresentam um crescimento acelerado e devem estar focados no conjunto de atividades a serem oferecidos para seus clientes, procurando assim identificar o perfil de sua clientela. Elaborar projetos, evitando assim, oferecer produtos inadequados ao seu tipo de cliente.
Estarem bem localizados e preparados profissionalmente é uma grande tarefa, a ser realizada pelos Centros de Estética, mas já se pode contar hoje com grande avanço da tecnologia em Estética, Beleza e cosmetologia, com isso a qualidade dos serviços prestados vem apresentando avanços significativos com isso novos empreendedores estão entrando no mercado.

A Temida depilação

O adolescente ás vezes tenta impor respeito dizendo que não sente dor, mas, quando o assunto é depilação, eles realmente devem se preocupar. De acordo com Cristiane Oliveira, que trabalha a 10 anos em uma clínica de estética, existe uma dificuldade com a depilação. “Alguns dizem que não está doendo, afirmam que é apenas falta de costume”, contou Cristiane sobre o que acontece durante a depilação.
A esteticista explica que o processo é bem simples: consiste na aplicação da cera quente, coloca-se o “paninho” e puxa-se, na direção contrária ao crescimento do pelo. Depois de retirar todo o pelo, é feita uma máscara para esfoliação e, em seguida, usa-se um creme relaxante, já que a pele fica muito vermelha.
Segundo Cristiane, é grande o número de pessoas que desistem da depilação “Muitos fazem á primeira vez e nunca mais voltam, principalmente porque a primeira depilação pode sangrar”. Mas, existem também aqueles que fazem questão de se depilarem, mas para Cristiane um exemplo curioso: alguns de seus clientes não esboçam qualquer tipo de reação, “ele relaxa, e até dorme”. Conclui ela.

Um comentário:

  1. Vamos lá:

    -Dar tratamento gráfico de bigode: A preocupação com a beleza está em alta: aumenta o número de adolescentes nas clínicas estéticas;
    -Preposição: ser prioridade na nova;
    -Pontuação: Preocupados com a beleza e em estar na moda, o espelho pode;
    -Redundância: ou como, ou dois pontos;
    -Colocação pronominal e crase: estilo de vida e se renderam às clinicas de estética sem (-1);
    -Grafia: frequentadora; frequentam;
    -Concordância e adequação: Ela afirma que as propagandas e amostras grátis de produtos têm sido (-1);
    -Ortografia: autoestima;
    -Aspas: depilar as pernas”, finaliza;
    -Acentuação: clínicas de estética;
    -Caixa baixa: estética;
    -Pontuação: evitando assim oferecer;
    -Adequação: cosmetologia. Com isso, a qualidade dos serviços prestados vem apresentando avanços significativos e novos empreendedores estão entrando no mercado (-1);
    -Acento correto na crase: às;
    -Verbo haver: que trabalha há 10 anos em uma;
    -Crase inadequada: Muitos fazem a primeira vez (-1);
    -Adequação: Mas existem também aqueles que fazem questão de se depilarem. Para Cristiane, um exemplo curioso se refere a alguns de seus clientes não esboçarem qualquer tipo de reação. “Tem gente que relaxa, e até dorme,” conclui ela.

    Nota: 21/25.

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