sexta-feira, 13 de maio de 2011

O BOM FILHO A CASA TORNA

Por Michel Cruz Adaid


Paralamas do Sucesso Rock in Rio 1985

Tudo começou em 1985 no Rio de Janeiro, numa época em que o Brasil vivia o fim da ditadura militar. E após 10 anos realizado entre Lisboa, em Portugal e Madrid, na Espanha, a oitava edição do Rock In Rio 2011 será realizada no Brasil entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro para a alegria de apaixonados por música. As vendas se encerraram no dia 08 de maio pela internet e segundo o site oficial do evento, foram comprados 600 mil ingressos para seis dias de apresentações.


Um dos ansiosos pelo inicio do evento é o designer Flávio Silva. Natural do Rio de Janeiro e residente em Belo Horizonte, são muitos os fatores que fazem a expectativa pelo festival muito forte. “Pela volta do evento ao Brasil, pelas bandas que estão envolvidas e pela animação e aflição do público já nas vendas de ingressos a expectativa é muito grande. Essa ansiedade é grande desde a espera pelo ingresso até a hora da apresentação da banda que você tanto quer assistir”.

Dois fatos curiosos giram em torno do universitário Filipe Frossard Papini. Essa ida ao Rock In Rio será uma oportunidade dele superar o medo de avião, algo que ele tem medo desde pequeno. A outra aconteceu com o irmão dele, que conseguiu ingressos na “sorte”. “Quando todos os ingressos já tinham acabado, ele conseguiu comprar através de uma promoção de uma conhecida rede de postos de gasolinas. Ele já sabia previamente que uma promoção iria ser aberta. Poucos ingressos seriam vendidos. Quando divulgaram no Twitter, rapidamente ele agilizou a compra e adquiriu o bilhete. O curioso disso é que poucas pessoas sabiam dessa promoção e ele foi esperto para conseguir descobrir isso e conseguir sua vaga no evento”.

Guns and Roses Rock in Rio II
E ver o cantor ou a banda favorita exige sacrifícios e economias. Antecipadamente, o ingresso para um dia de apresentações era vendido por R$190,00 e R$95,00 a meia. Em alguns sites, foram oferecidas entradas a R$500,00. “Você deixa de sair um pouco, fecha a mão durante alguns meses, começa a pedir abrigo via internet ou para amigos que moram próximo à Cidade do Rock no Rio. Sem contar que não comprei o Rock In Rio Card (cartão que funciona como voucher na Cidade do Rock), esperando a confirmação de mais bandas então o desespero é ainda maior para comprar em cima da hora. Site congestionado ou horas na fila, mas que no final acaba valendo a pena e virando história para contar”, diz Flávio Silva.



ROCK IN RIO E SEU TRABALHO

O pontapé inicial do espetáculo será dado no dia 23 de setembro. Caberá às bandas Titãs e Os Paralamas do Sucesso a missão de inaugurar a edição 2011 do Rock in Rio. A banda Guns n’ Roses encerrará as festividades no dia 2 de outubro. Neste intervalo de tempo, nomes como Skank, Capital Inicial, Metallica e Elton John são apenas alguns dos artistas que vão dar o ar de sua graça e brindar o público com seus respectivos repertórios de sucesso.

Mesmo assim, cantores que fogem do segmento rock como Elba Ramalho, Carlinos Brown, e nessa edição Ivete Sangalo têm seu nomes carimbados no evento. E mesmo com essa “mistura de hits,” o crítico musical Jamari França acredita que isso não descaracteriza o Rock In Rio. “Ao longo de seis dias de festival não daria para ser só de rock, para isso teria que ser condensado em, no máximo, três dias. Então ele se propõe a atender vários publicos para que todos possam ir ao festival e assistir seus artistas preferidos. É bom lembrar que a palavra rock em inglês também significa agitar, balançar, dançar, o que dá um outro significado ao nome do festival”.

Na sua primeira edição, o festival foi um dos momentos que op brasileiro teve para extravasar a liberdade conquistada após 21 anos no Regime. E apesar disso, hoje o Rock In Rio não terá outra ideologia popular a não ser o saudosismo das outras edições. “Hoje em dia o Rock in Rio vai ser um grande acontecimento com altos e baixos nas atrações musicais, hoje corriqueiras no país e algumas até de presença anterior aqui. Ele se escora em oferecer muitas outras atrações na Cidade do Rock impulsionado por um forte marketing que o transforma numa espécie de programa obrigatório, uma aura de que quem não for está por fora”, afimou França.

De acordo com a produção do evento, as vendas de ingressos representam sinônimo de sucesso. No mês de novembro do ano passado, somente 10% das atrações havia confirmado presença no festival, 100 mil unidades do Rock in Rio Card foram vendidas. Ao todo, foram comercializadas 600 mil entradas para prestigiar o evento. Deste montante, 55% correspondem a compradores de fora dos limites do estado do Rio de Janeiro. “Pelo tamanho é um festival dedicado ao mainstream, ao gosto do publico aferido em pesquisas, daí pode até ser entendido como mais forma do que conteúdo, mas a proposta tem mais a ver com o perfil de balneário do Rio do que com a preocupação de trazer atrações que sejam mais consistentes. Isso nós temos ao longo do ano por conta de uma agenda lotada de boas atrações estrangeiras”, diz Jamari França.

A venda oficial de ingressos para esta edição começou no dia  7 de maio e acabou quatro dias depois. Um segundo lote de bilhetes estava nos planos para serem vendidos no mês de junho. Chegou a ser anunciado que a partir do dia 1º de junho, o ingresso iria custar R$220 a inteira e R$110 a meia-entrada. Porém, segundo uma mensagem postada no Twitter oficial do evento, a organização afirma que, "foram vendidos todos os ingressos para os seis dias do festival. Não haverá segundo lote à venda nas bilheterias ou na internet". Entretanto, as esperanças não estão perdidas para quem deseja conferir os espetáculos.

Para quem não garantiu sua entrada no evento, resta à possibilidade de faturar ingressos por meio de concursos ou ações promocionais planejadas pela cúpula do Rock in Rio e/ou por seus patrocinadores.



LOCALIZAÇÃO

O festival será realizado no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro. Com a reforma do Estádio do Maracanã para a Copa do Mundo de 2011, a cidade perdeu o maior e principal local para eventos internacionais. O espaço ainda está em construção pela prefeitura do Rio em parceria com o empresário e idealizador do Rock In Rio Roberto Medina. As obras começaram no dia 9 de dezembro e tem previsão para ficar pronta em setembro, com um custo de R$ 37 milhões.

No Brasil, as edições de 1985 e 2001 foram realizadas no Complexo Esportivo Cidade do Rock, próximo ao Rio Centro, em frente às futuras instalações do Parque Olímpico. Nos Jogos Pan-americanos de 2007, foram realizadas no local partidas de baseball e softbol. Já em 1991, o Rock In Rio foi realizado no Maracanã, onde recebeu um público de 700 mil pessoas, em nove dias de evento.

Comercial Rock in Rio 2011




Um comentário:

  1. Vamos lá:

    -Crase: O bom filho à casa torna;
    -Pontuação: Tudo começou em 1985, no Rio de Janeiro, numa época em que o Brasil vivia o fim da ditadura militar;
    -Adequação: E após 10 anos acontecendo entre Lisboa, em Portugal, e Madrid, na Espanha, a oitava edição do;
    -Checar: Rock In Rio;
    -Adequação: As vendas de ingressos se encerraram no dia 8 de maio pela internet e, segundo o site oficial do evento, foram comprados 600 mil entradas para seis dias de apresentações;
    -Acentuação: início; público (-1);
    -Adequação: dele superar o medo de avião, algo que lhe acontece desde pequeno;
    -Melhorar legendas;
    -Pontuação: esperando a confirmação de mais bandas. Então, o desespero é ainda maior para comprar em cima da hora;
    -Tirar: dos artistas;
    -Pontuação: só de rock. Para isso, teria que ser condensado em, no máximo, três dias. Então, ele se propõe;
    -Regência: ir ao festival e assistir a seus artistas preferidos (-1);
    -Grafia: que o brasileiro;
    -Informar melhor: teve para extravasar a liberdade conquistada após 21 anos no Regime Militar (-1);
    -Pontuação e excesso: Hoje em dia, o Rock in Rio vai ser um grande acontecimento, com altos e baixos nas atrações musicais. Algumas já são corriqueiras no país;
    -Tirar: Ele se escora em oferecer muitas outras atrações na Cidade do Rock impulsionado por um forte marketing que o transforma numa espécie de programa obrigatório, uma aura de que quem não for está por fora;
    -Concordância: somente 10% das atrações haviam confirmado (-1);
    -Concordância: Um segundo lote de bilhetes estava nos planos para ser vendido no;
    -Crase: resta a possibilidade (-1);
    -Adequação: As obras começaram no dia 9 de dezembro e existe a previsão para que tudo fique pronto em.

    Nota: 20/25.

    ResponderExcluir